O impacto da subida das taxas de juro no crédito de habitação
As taxas têm vindo a aumentar de forma progressiva e, consequentemente, as prestações do crédito habitação estão cada vez mais elevadas.
Travar o impacto da subida de juros no crédito de habitação é um dos maiores desafios para quem está continua a pagar a sua casa ao banco.
No entanto, hoje vai conhecer algumas soluções capazes de solucionar este aumento constante. Preparado?
4 formas de diminuir o impacto da subida de juros
- Alterar a modalidade de juros: taxa fixa e taxa variável
É necessário ter em conta que se pode alterar o regime de juros para uma taxa fixa ou variável. Na taxa fixa, o contrato de crédito habitação mantém-se linear, ou seja, não fica sujeito à subida e descida de juros, mantendo-se a o mesmo valor até ao fim do contrato.
Por outro lado, a taxa variável oscila à medida do tempo, o que significa que irá sofrer alterações ao longo do período de vida do empréstimo, o que irá fazer com que a prestação mensal também seja automaticamente modificada. Isto significa que, caso opte por este tipo de taxa no crédito de habitação, se o valor aumentar a taxa aplicável também será automaticamente mais elevada, enquanto que se baixar, a taxa também descerá.
- Transferir o crédito habitação
A transferência de um crédito habitação para outra entidade credora pode ser vantajosa, mesmo que se mantenha a modalidade de juros. Geralmente, quando se pensa em transferir o crédito para outra entidade, a proposta beneficia o cliente.
No entanto, é fulcral analisar todas as propostas, para que seja garantido a redução de encargos e melhoria de condições.
Relativamente à redução de encargos, transferir o crédito habitação permite a redução do spread; definição de novas condições; remoção produtos associados ao contrato anterior.
Maioritariamente, as novas condições contratuais geram, a longo prazo, uma poupança significativa.
- Optar por um crédito consolidado
O crédito consolidado, pode ser uma forma para travar o impacto da subida de juros.
O crédito consolidado é uma junção de vários créditos num só, onde se pode incluir um crédito pessoal, automóvel, habitação, entre outros. Tendo em conta que é aplicada uma taxa mais baixa em comparação a outros créditos, conseguimos obter uma única prestação mensal mais económica.
Com esta poupança, é possível amortizar mais cedo o crédito de habitação. Um dos requisitos para a elaboração deste crédito, é não ter nenhum crédito em atraso.
Ajudamos a escolher a solução mais adequada para si. Fale connosco e dê um ponto de viragem às suas prestações e encargos mensais.